Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Por que escolher Québec?

04.10.12

 

 

Québec é uma sociedade moderna que proporciona um ambiente motivante único no mundo. Québec é bem conceituado pela sua qualidade de vida, além de ser um meio em que as pessoas se sentem em segurança e podem encontrar seu próprio lugar. Québec destaca-se pela grande receptividade das pessoas, pelas oportunidades profissionais, pela tolerância e pela diversidade cultural.

 

Pela qualidade de vida

 

Escolher Québec é decidir-se por uma sociedade livre, democrática e francófona. É poder viver ao ritmo da América do Norte, beneficando-se de várias vantagens. É poder criar seus filhos num ambiente tranquilo. Escolher Québec é optar por uma qualidade de vida impar.

 

 

Pelo emprego

 

As relações entre empregados e empregadores são harmoniosas e desprovidas de referências de força, pois, aqui, tais relações são dotadas de menos hierarquia, há menos estresse e o mercado de trabalho é bastante dinâmico. Trabalhar no Québec é aproveitar de leque de possibilidades de avanço profissional ou oportunidades de redirecionar sua carreira. No Québec, diversas áreas de formação precisam de trabalhadores qualificados. Para maiores detalhes, visite a seção Perspectivas de emprego (Perspectivas de emprego).

 

 

Pela educação

 

A educação é uma prioridade para Québec. O ensino quebequense, que é de elevadíssima qualidade, está estruturado em quatro níveis, a saber:

  • o "primaire" (cujos alunos têm em média de 6 a 11 anos de idade),
  • o "secondaire" (de 12 a 14 anos),
  • o "collégial" (de 17 a 18 anos)
  • e o "universitaire" (a partir dos 18 anos).

O ensino público no Québec é gratuito a partir do "primaire" até a conclusão do o "collégial".

 

 

Pelos programas sociais

 

Vários programas sociais foram implantados para auxíliar famílias, estudantes, trabalhadores e pessoas com problemas de saúde ou sociais. Os e as quebequenses beneficiam de bons serviços de saúde, educação e previdência social. O governo oferece, entre outros benefícios, regimes de seguro público em caso de doença, perda de emprego, acidente de trânsito ou trabalho, além de seguro medicamentos e auxílio financeiro às famílias.

 

 

Educação infantil a CAN$7,00/dia

O governo do Québec criou uma rede de serviços de educação infantil bastante acessível e adaptada às diversas necessidades das famílias dos dias de hoje.

A maioria desses serviços oferece vagas na pré-escola com tarifas reduzidas, ou seja, a CAN$7,00 por dia.

Saiba mais:

Licenças e afastamentos

A lei de normas do trabalho concede ao assalariado um determinado número de dias de licença, com ou sem remuneração, por motivos de família.

 

 

Licença-maternidade


Uma gestante que está empregada pode beneficar-se de licença-maternidade por um ano com a garantia de reassumir seu trabalho sem perda alguma de quaisquer benefícios. A Commission des normes du travail du Québec (Comissão de Normas do Trabalho do Québec) disponibiliza informações sobre as condições mínimas estabelecidas pela lei referente ao direito à licença-maternidade. Durante esse período, você pode receber, mediante certas condições, prestações e auxílios-maternidade.

 

 

Licenças de maternidade e paternidade


Dias de licença são concedidos à pessoa que está empregada, na época do nascimento de seu filho ou da adoção de um filho ou ainda para exercer as obrigações vinculadas à guarda, à saúde ou à educação de seu filho. Também podem ser concedidas no máximo 52 semanas consecutivas de licença aos pais de um recém-nascido ou à pessoa que adota um menor de idade.

 

Afastamento por motivos de família


A lei estabelece a possibilidade de um assalariado ausentar-se de seu trabalho por ocasião de seu casamento ou casamento de membros de sua família, falecimento de um membro da família e quando a presença do mesmo é necessária junto aos membros de sua família por motivos de acidente ou doença grave.

Saiba mais:



Assistência médica


Os serviços e a assistência médica são acessíveis e disponíveis em todo território quebequense. O seguro saúde do Québec dá acesso gratuito à assistência médica e hospitalização essenciais.

Saiba mais:



Desemprego


Foram criados distintos programas sociais para auxiliar trabalhadores que perderam seus empregos e pessoas que não conseguem encontrar emprego.

 

Seguro desemprego


Quando uma pessoa perde seu emprego, ela pode, mediante certas condições, ser admissível ao Regime de Seguro Emprego e ter direito a prestações. Todos os empregadores e empregados são obrigados a pagar o Regime de Seguro Público.


Seguro de renda


Caso você não consiga emprego, apesar de suas buscas, e caso fique sem fonte de renda, você pode recorrer ao seguro de renda vitalícia (assistência social).

Saiba mais:


Pela Segurança

 

Québec proporciona um ambiente seguro onde o índice de criminalidade é um dos mais baixos do mundo. A segurança da população é uma prioridade para o governo do Québec. A Província do Québec dispõe de um serviço policial que lhe é próprio, ou seja, a Sûreté du Québec (Segurança Pública do Québec), além dos serviços de polícia municipal nos núcleos urbanos.

 

 

Por que Québec procura por imigrantes?

 

Québec é uma sociedade pluralista que recebe anualmente mais de 45 mil imigrantes provenientes de cerca de cem países. O governo deseja que a imigração seja parte integrante dos objetivos coletivos dos quebequenses, ou seja, o redirecionamento demográfico, a prosperidade econômica e a perenidade da língua francesa.

 

Questão demográfica

Québec tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo. No Québec, a população está envelhecendo, assim como nos países ocidentais do hemisfério norte. Além do mais, a geração dos nascidos no período pós-guerra, entre 1945 e 1955, chamada de “baby-boomers”, está se aposentando, gerando então uma grande falta de mão-de-obra qualificada em diversos setores, como saúde, construção civil, mecânica, agroalimentação, ciências, ensino, engenharia, turismo, serviços sociais e aeroespacial.

Para enfrentar esse fenômeno, Québec recebe imigrantes dispostos a contribuir como elemento propulsor da sociedade, principalmente imigrantes jovens, qualificados e que dominem a língua francesa ou que queiram aprendê-la.

 

Questão econômica

A diversidade etnocultural representa para o setor empresarial quebequense uma das possibilidades de crescimento e desenvolvimento mais interessantes, pois:

  • Desperta o interesse de novos clientes

Ampliar a diversidade da equipe de trabalho em uma empresa, possibilita a expansão do leque de clientes e aumenta o volume de seus negócios.

  • Atende às exigências da globalização

Os imigrantes possuem, na maioria das vezes, uma perícia internacional que facilita a abertura de novos mercados e a descoberta de novos fornecedores.

  • Desenvolve sua capacidade de inovação

A diversidade é sinônimo de sucesso, pois possibilita que o setor empresarial inove e transforme-se, passando a reagir mais prontamente diante da rápida evolução do mercado.

Saiba mais:

Questão linguística

A sociedade quebequense é regida pela Charte de la langue française (Carta da Língua Francesa) que estabelece o francês como língua oficial do Québec. O francês, língua materna de mais de 80% da população, é a língua dos órgãos públicos e a língua utilizada correntemente no trabalho, no ensino, nas comunicações, no comércio e no mundo dos negócios. Québec empenha-se em preservar e promover sua língua oficial. A língua francesa é, não apenas um instrumento de comunicação essencial, mas também um símbolo de inclusão na sociedade quebequense.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:27



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Translate

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain


Horário Portugal


Horário Montreal - Canadá